domingo, 16 de dezembro de 2007

Don Frye vs Yoshihiro Takayama - Pride 21 - Demolition


Há uns dias estive num fórum sobre MMA em que muitos participantes concordavam que esta era a melhor luta de sempre desta modalidade. Discordo desta visão, achando, porém, que realmente se trata de um belo combate. O que me faz discordar baseia-se na táctica utilizada pelos dois lutadores, apesar de ser mais compreensível num japonês do que num americano, e mais não digo...


Acerca dos artistas, Don Frye, americano, detinha na altura um record de 13 vitórias e 1 única derrota (contra Mark coleman, o derrotado do primeiro vídeo) e tinha 36 anos, contra o japonês Yoshihiro Takayama, que tinha 35 anos e um registo de 2 derrotas em dois combates, sendo que um desses combates tinha sido contra Semmy Schilt, aquando da passagem deste pelo MMA. Mais tarde este lutador viria também a lutar, e a perder, com Bob Sapp.


Quanto às imagens finais do segundo vídeo gostaria que me dissessem se preferem o antes ou o depois... Eu por mim prefiro o depois.

Parte 1

Parte 2

Fotos e dados: Sherdog.com

3 comentários:

Pedro disse...

Aquela troca de socos é mitica!!!
:)

Pedro disse...

É engraçado ver como tudo isto evoluiu desdo o primeiro UFC com os manos Gracie...os primeiros combates pareciam mesmo jogos de computador, gordos contra magros, boxers contra karatecas, etc etc...evoluiu tudo para uma mistura de Jiu-jitsu e Thay...

André Leal disse...

Ninguém defende, impressionante!

no que diz respeito à evolução da modalidade, acho que é algo que sucede nos desportos em ascenção variadas vezes. Até no futebol ainda se notam tácticas que momentaenamente fazem furor e depois são absorvidas pelas outras equipas.

Os Gracies fizeram lutas em que parecia haver literalmente combinação para não haver murros nem pontapés... Apenas luta livre.

Depois é que começaram os Mark Kerr's, Igor vovchanchyn e até o Sajkuraba, de uma certa forma.

Aprecio muito mais a luta com umas boas murraças!